Turista pode ser barrado sem seguro-saúde

Às vésperas da maior temporada do ano de viagens – período do Réveillon e início de férias escolares-, uma dúvida costuma rondar a cabeça do turista: embarco com ou sem seguro-viagem?
Muitos deixam o assunto de lado, mas contratar um serviço de assistência médica é essencial para quem vai fazer viagens internacionais.
Tem mais: em muitos países da Europa, é obrigatório contratar seguro-saúde com cobertura mínima de 30 mil euros.
Para evitar situações delicadas fora do país, especialistas recomendam procurar um plano adequado ao perfil do cliente e ao destino.
Atenção especial aos aventureiros: quem esquia, pratica balonismo ou escalada, por exemplo, deve optar por um plano que cubra essas atividades. Além disso, grávidas devem procurar cobertura específica e se informar sobre o que o serviço contratado inclui.
Existem duas formas de serviço -ambas, além de tratamento médico, podem incluir itens como exames, remédios e perda de bagagem.
No seguro-viagem, o cliente arca com as despesas previstas na apólice e é reembolsado depois. Quando escolhe uma assistência-viagem, é atendido na rede credenciada companhia. Em alguns casos, se o serviço não estiver disponível, o cliente paga as despesas e é reembolsado.

Fonte: Folha de São Paulo